terça-feira, 29 de março de 2016

O Jardim de Infância

A escolha do Jardim de Infância não está a ser tarefa fácil para mim. Se tivesse maior capacidade financeira ou residisse num meio em que a oferta é mais diversificada, seria mais fácil. Assim, tenho de me restringir às minhas possibilidades, no entanto procurando o que julgo ser melhor para o meu filho. O facto de ter formação na área da Educação, mesmo não sendo educadora ou professora, torna-me mais exigente, admito. Mas julgo que todos o somos quando se trata de escolher o lugar onde vamos deixar os nossos filhos.
Às vezes peço referências a conhecidos que têm os filhos aqui e acolá. Geralmente as pessoas não fundamentam muito (ou não fundamentam como eu quero), dizem que gostam, mas não especificam porque é que gostam. Uns falam-me do valor da mensalidade, alguns do facto de as educadoras realizarem muitos trabalhos, outros ainda que os filhos têm muitas atividades... Estes aspetos não me dizem muito, não me ajudam a escolher, a optar por este ou por aquele Jardim de Infância. Já visitei vários, encantei-me por um e pelo método pedagógico, mas a mensalidade é elevada; também fiquei com a sensação de que tem um grau de exigência elevado (pelo menos, para mim, que priorizo a brincadeira livre, espontânea); pode ser apenas uma sensação; se optasse por este Jardim de Infância, teria de esmiuçar mais.
Entretanto, encontrei uma mãe num parque infantil que me falou de um sítio pequeno, ainda em processo de legalização. Salientou o aspeto "Afeto" e isto, sim, já me disse alguma coisa, já suscitou o meu interesse. Fui visitar a creche, conheço uma das donas, gostei do espaço.
Gostava que ele fosse para um Jardim de Infância pequeno, com um ambiente familiar e acolhedor, com salas amplas, com janelas grandes, com muita luz natural. Com espaços distintos para que ele tenha hipótese de escolher o que quer fazer (jogos, livros, cozinha, brincadeira espontânea, desenho, música, teatro, etc.). Que dê espaço às crianças para descobrirem o meio que as rodeia. Que promova a sua  autonomia, mas que lhes dê muito mimo. Que as crianças riam e brinquem muito, que corram, que sujem a roupa, que gritem, que metam as mãos na terra, que apanhem ar puro todos os dias e que saltem nas poças de água que a Natureza lhes oferece. Que sejam felizes. Que aprendam os números e as letras quando sentirem necessidade deles, quando questionarem (estou a referir-me a crianças muito pequenas que não têm de saber ler e escrever, obrigatoriamente, antes do 1º ciclo); quando quiserem saber os números para interpretar uma receita de pão de ló (com números e desenhos dos ingredientes); quando quiserem aprender a escrever o seu nome; ou quando quiserem escrever uma carta a um amigo que está doente e não vem à "escola" há alguns dias (nem que seja uma só frase escrita a várias mãos). Que deixe as crianças dormir a sesta se elas assim o desejarem, mesmo que tenham 5 anos. Que exista uma relação próxima entre a escola e a família. Gostava de um Jardim em que as pessoas estão atentas às crianças, ao que elas gostam, ao seu temperamento, às suas vocações, aos seus talentos, às suas dificuldades. Gostava de um Jardim de Infância em que a criança é que, realmente, importa. 
Para além de tudo isto, tenho de ter em atenção a segurança, a alimentação, o número de pessoas, a competência das pessoas (de todas as pessoas, não apenas a da Educadora), o projeto educativo...
Não é fácil, mas também ninguém disse que seria.

5 comentários:

  1. Boa tarde, será que poderia dizer qual o nome do jardim infantil.
    Obrigada
    Carina

    ResponderEliminar
  2. Olá Carina, não sei se para si terá interesse, na medida em que, muito provavelmente, não residimos na mesma região/no mesmo distrito. Também está à procura do Jardim de Infância ideal? Em que zona?

    ResponderEliminar
  3. Olá, estou à procura do jardim ideal em Lisboa.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Olá Carina,
    as escolas de que falo no texto não são em Lisboa. No entanto, encontrei um artigo (que não é recente) que fala de escolas que utilizam metodologias alternativas às ditas tradicionais, que poderá servir de base à sua procura/escolha, uma vez que refere o nome de algumas escolas.
    Aqui fica o link:
    http://activa.sapo.pt/criancas/criancas/2010-01-06-escolas-alternativas

    Pessoalmente, conheço apenas uma em Lisboa: A Associação Infante de Sagres, que promove um ensino individualizado, multidisciplinar e inclusivo. Veja o site: http://www.aisagres.pt/devpress/a-associacao/pedagogia-inclusiva/

    Espero que encontre o Jardim de Infância que tanto procura para o seu pequenino/sua pequenina.

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.